Em uma cidade conhecida por suas colinas (são sete!) o que não faltam são lugares para apreciar tudo do alto. Se você já pesquisou um pouquinho sobre turismo em Lisboa para programar sua viagem deve ter ouvido falar das vistas incríveis proporcionadas pelo Elevador da Santa Justa, um sistema de transporte público construído em 1902 e que tem um mirante no seu topo, e do Castelos de São Jorge, que fica no alto de uma das colinas.
De fato, elas são realmente de tirar o fôlego. Mas os dois mirantes tem acesso pago, e nesse post priorizamos miradouros 100% gratuitos, sendo que muitos deles que utilizamos em nossos roteiros de sessões fotográficas por Lisboa.
Miradouro da Graça
No inverno, quando o sol se põe no rio Tejo, bem na direção da ponte 25 de Abril, a vista do mirante da Graça é imbatível (mas a dica vale para o ano inteiro). O mirante está posicionado em direção ao pôr do sol, então, todo mundo corre para ele no fim do dia, seja vindo com o Elétrico 28 (bondinho) ou subindo a escadaria do Caracol da Graça.
O mirante leva o nome oficial da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen e fica ao lado da Igreja da Graça. Nele temos o privilégio de ter um quiosque com uma esplanada de “frente para Lisboa” e a sombra de imponentes árvores. Esse mirante é parada certa quando temos ensaio de fotos na Graça. Lá também tem o mais novo ascensor de Lisboa. O funicular foi inaugurado em 2024, ligando a Graça a região do Martim Moniz.
Miradouro Nossa Senhora do Monte
Tem as mesmas vantagens geográficas em relação ao sol do Miradouro da Graça, até porque ficam relativamente próximos. Mas o mirante Senhora do Monte leva uma estrelinha a mais por ficar em um ponto mais no alto e garantir uma vista mais panorâmica da cidade. Com certeza se fizermos uma lista de mirantes de Lisboa para visitar a noite esse seria o principal.
Miradouro São Pedro de Alcântara
Esse mirante entrega aos visitantes uma das vistas panorâmicas mais incríveis de Lisboa. Em evidência fica o Castelo de São Jorge, que ao fim de tarde ganha uma cor dourada lindíssima. O mirante fica no lado oposto da cidade dos miradouros da Graça e Senhora do Monte, assim é possível vê-los, mas não é o melhor lugar para acompanhar o sol se pôr.
Portas do Sol e Santa Luzia
Essa dica é “dois em um”, mas como ficam um do lado do outro, pode! Os mirantes de Santa Luzia e Portas do Sol estão localizados no meio do mapa de Alfama, o bairro mais tradicional da capital portuguesa, e têm um visual lindo de parte do bairro (visto de cima) e de uma vista frontal para o rio Tejo. A vista do miradouro de Santa Luzia e seus lindos painéis de azulejos o fazem frequentemente levar o título de mais bonito mirante de Lisboa.
Miradouro do MAAT
Para quem vai fazer aquele tradicional passeio pelo bairro Belém em Lisboa – tirar fotos na torre, comer o famoso pastelzinho – sugerimos adicionar esse mirante na lista. A entrada no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) é paga, mas o seu mirante, que fica em cima da estrutura moderna e arrojada do museu, não.
Como fica próximo à margem do rio Tejo, estamos na parte baixa de Lisboa, mas o que o mirante nos dá de presente é a vista de um ângulo único da ponte 25 de Abril.
FECHOU! Lembrando que não organizamos a lista por ordem de gosto. Se não tiver tempo para conhecer todos, priorize o Miradouro de Santa Luzia e Nossa Senhora do Monte, são os mais "imperdíveis" na nossa opinião.
Fábio e Leti